sábado, 22 de agosto de 2009

Má Sorte McCarthy

Por Gabriel Leão em 09/03/2008

O filme Boa Noite e Boa Sorte (2005) de George Clooney traz muito de seu engajamento político liberal e denuncia a perseguição aos comunistas e simpatizantes numa nação que se diz “a terra da liberdade”, os Estados Unidos da América.


Na película, o guardião do establishment estadunidense é o senador McCarthy que com sua política de caça aos “vermelhos” prejudicou a vida de muitas pessoas que seguiam uma linha de pensamento diferente da republicana, entre elas o ator Charles Chaplin. Para enfrentá-lo surge o âncora de telejornal Ed Murrow dotado de pensamentos mais abertos e acaba se engajando em um combate de estratégia intelectual que serve como uma analogia da própria Guerra Fria, período pelo qual o país passava.


A maior parte da história se passa em uma redação da rede CBS (Columbia Broadcasting System), e mostra a presença da mulher como aquela que pega café, atende telefones e leva papéis para os homens, uma criatura servil assim como a esperavam que fosse no lar. É notável a total ausência de negros. Esses dois fatos atestam que as idéias dos movimentos civis pelas minorias já estava começando a surgir em 1953.


O figurino, a trilha sonora jazzística e a fotografia em preto e branco não apenas representam um período, mas também trazem de volta o noir que ditou os filmes de detetive com Humphrey Bogart, nos quais seus personagens assim como Murrow usavam a inteligência.


David Strathairn faz o papel do âncora em uma atuação notória tão procurada em sua carreira, inviável em diversos trabalhos anteriores em séries e filmes de relevância cultural menor. Os maneirismos foram copiados com excelência, incluindo o vício em tabaco apresentado na tela pelo artista que reflete bem o status conferido pelo cigarro.


Clooney mostra que não pode ser estereotipado como o galã canastrão de Hollywood como alguns estúdios tentaram fazer em seu início de carreira, tanto que hoje ele até brinca com essa imagem em filmes como Onze Homens e Um Segredo (2001). Em Boa Noite e Boa Sorte, seu personagem é Fred Friendly, melhor amigo de Murrow e produtor do programa, é um tipo sério que quando necessário segura a vontade do jornalista em se tornar um justiceiro.


Apesar de se passar há mais de 50 anos ele ainda é atual, porque os noticiários ainda sofrem restrições e hoje, em vez de lidar com a Guerra Fria acompanham a do Iraque, Quênia e Palestina. Os brasileiros também podem compreender por ter muitas oligarquias políticas donas de veículos de comunicação mantendo-os tolhidos assim como os estatais são pelos governos. O filme não ataca apenas a metodologia de McCarthy, mas também a mídia de massa e a xenofobia com estrangeiros que assola o país desde 1930 mostrada em filmes de gangsteres vindos da Europa, espiões nazistas, agentes comunistas e terroristas muçulmanos.


Ficha Técnica
Nome: Boa Noite e Boa Sorte (Good Night, and Good Luck)
Duração: 93 minutos
Ano: 2005
Direção: George Clooney
Elenco: David Strathairn, George Clooney, Robert Downey Jr, Jeff Daniels
Cor: Preto e Branco
Gênero: Drama

Texto produzido para a disciplina "Criação de Texto II" ministrada pela Profª Ms. Márcia Detoni. Universidade Presbiteriana Mackenzie curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário